Today: Sunday 20 June 2021 , 6:56 pm


advertisment
search




Reino de Alabuabe

Ultima atualização 3 Day , 22 hour 33 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Reino de Alabuabe ) It was sent to us on 16/06/2021 and was presented on 16/06/2021 and the last update on this page on 16/06/2021

Seu comentário


Coloque o código
  {{Info/Estado extinto2
imagens_tamanho =300
nome = Reino de Alabuabe
p1 = Reino de Alódia
s1 = Sultanato Funje
mapa = Al-Abwab.jpg
legenda_mapa = Alabuabe estava localizado em algum lugar entre Abu Hamade e Soba, a capital de Alódia
região1_rótulo = Região
região1 = África
capitais = Desconhecida
idiomas = Núbio
religião =
  • Ort. copta
  • Islão
países = Sudão
forma_de_governo= Monarquia
título_líder = Rei
líder1 = Adur
ano_líder1 = fl. 1276–1292
era = Idade Média
ano_início =
evento_início = Estabelecimento
ano_fim = XV/XVI
evento_fim = Extinção
Reino de Alabuabe foi uma monarquia da Núbia, no atual Sudão Central. Inicialmente a província mais ao norte do Reino de Alódia, apareceu como um reino independente a partir de 1276. Daí em diante, foi repetidamente registrado por fontes árabes em relação às guerras entre seu vizinho do norte Macúria e o Sultanato Mameluco do Cairo, geralmente ficando ao lado do último. Em 1367, é mencionado pela última vez, mas com base em achados de cerâmica foi sugerido que o reino continuou a existir até o , talvez até o XVI. Durante o reinado do rei Funje Amara Duncas , sabe-se que a região tornou-se parte do Sultanato Funje.

Localização

Alabuabe ainda não foi localizado com precisão. Ibne Salim de Assuã escreveu no que Atbara estava localizado dentro de Alabuabe, mas também deu a entender que a fronteira setentrional ficava mais ao norte, na grande curva do Nilo. Em 1317, ficava perto da confluência do Atbara e do Nilo, enquanto em 1289 foi registrado que poderia ser alcançado após viajar três dias da ilha de Mograte, sugerindo que sua fronteira norte ficava nas cercanias de Abu Hamade. No início do , viu-se que os sudaneses usavam o termo Alabuabe para descrever a região perto de Meroé. O arqueólogo David Edwards diz que a cultura material do vale do Nilo entre Abu Hamade, onde o Nilo se curva para o oeste, e Atbara era afiliado a Macúria ao invés de Alódia.

Notas

{{note label2aA cerâmica descoberta numa igreja no oeste da ilha de Mograte está claramente ligada a Macúria, embora também mostre alguma influência alodiana.

Bibliografia



  • Categoria:Estados extintos da África da Idade Média
    Categoria:Estados extintos do Sudão
    Categoria:Núbia
     
    Comentários

    Ainda não há comentários




    visto pela última vez
    a maioria das visitas