Today: Sunday 20 June 2021 , 6:20 pm


advertisment
search




Solange Macamo

Ultima atualização 4 Day , 1 hour 37 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Solange Macamo ) It was sent to us on 16/06/2021 and was presented on 16/06/2021 and the last update on this page on 16/06/2021

Seu comentário


Coloque o código
 
miniaturadaimagemSolange Macamo, a falar na reunião da rede "Rising from the Depths", em Maputo, 2018
Solange Laura Macamo é professora de Arqueologia e Gestão do Património, no Departamento de Arqueologia e Antropologia da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. De 2010 a 2016 foi também directora da Direcção Nacional do Património Cultural, do Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique.

Carreira

Macamo é professora de arqueologia e património em Moçambique. Ela fez o doutoramento sobre a arqueologia no sul de Moçambique, do século XIII ao século XVIII na Universidade de Uppsala. Ela interessa-se pelo estudo da cerâmica do distrito de Massangir, onde as variações no estilo da cerâmica reflectem as migrações pela região.Macamo, Solange & Machava, Benedito. (2011). Ela trabalhou em locais com arte rupestre em Moçambique considerando-os como paisagens culturais. Macamo interessa-se em particular pela região geográfica da Bacia do Rio Zambeze. Macamo, Salange, and Hilario Madiquida. Macamo também trabalha a arqueologia das paisagens urbanas de Moçambique. Macamo S.L., Hougaard J., Jopela A. (2019) The Implementation of the Historic Urban Landscape of the Island of Mozambique. Ela defendeu fortemente a protecção do património arqueológico subaquático de Moçambique. UNESCO: Safeguarding the Underwater Cultural Heritage - Africa Meeting 2016
http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CLT/pdf/uch-Mozambique2016RegionalMeeting.doc
Macamo é investigadora e coordenadora regional do projecto 'Rising From the Depths', financiado pelo AHRC que estuda o património costeiro da África Oriental. {{Citar web url=https://blog.nms.ac.uk/2020/01/13/coastalstyle/ titulo=WITH Coastal Style: Researching the Capulana in Mozambique National Museums Scotland Blog acessodata=2020-02-27 website=blog.nms.ac.uk Ela deu palestras internacionais sobre o património cultural de Moçambique.

'Lugares Privilegiados'

A pesquisa de Macamo focou-se na apresentação do modelo teórico 'lugares privilegiados' e como este pode ser adaptado a Moçambique, nomeadamente em locais como Manyikeni, Niamara, Songo e Degue-Mufa.
Macamo foi a primeira pessoa a introduzir a análise de género no estudo dos locais. Isto está patente no seu trabalho de investigação sobre Niamara e Magure, em que o primeiro local representa o homem por ficar numa colina e Magure uma mulher por ficar num vale. O foco deste trabalho são as identidades pré-coloniais baseadas não apenas nos edifícios de pedra, mas no acesso às comunicações, recursos e outros factores.

Directora do Património Cultural

Em 2007, enquanto directora adjunta do Património Cultural, Macamo juntou as competências portuguesas e japonesas na gestão do património para construir um modelo de apoio ao Património Mundial, a Ilha de Moçambique. Muito do seu trabalho na Ilha concentrou-se sobre como envolver as comunidades locais, na protecção e interpretação do seu património cultural. Enquanto foi directora, ela foi co-autora de um relatório que examinava o progresso na gestão do património cultural em Moçambique ao longo de 20 anos e que reconhecia os seus desafios e oportunidades. {{Citar web ultimo= primeiro= url=http://archaeopress.com/Public/download.asp?id={BA3BC67B-3DB4-4C13-83E6-2249A8D66EFD#page=25 titulo=The Legal Protection of Archaeological Heritage in Mozambique (1994-2014) data= acessodata= website= arquivourl= arquivodata=
Em 2015, ela participou como delegada na 20ª sessão da Assembleia Geral do Património Mundial da UNESCO.
Em 2017 Macamo partilhou a experiência de construção da prática cultural em Moçambique com o programa “Agendas Africanas”. No seu trabalho ela reconheceu a necessidade de a prática cultural ter de ser sustentável, a importância do turismo cultural e que uma das principais prioridades é a preservação do património da luta armada do país.
 

Referências


Categoria:Professores da Universidade Eduardo Mondlane
Categoria:Pessoas vivas
Categoria:Moçambicanos
Categoria:Moçambicanos por ocupação
Categoria:Moçambicanos do século XXI
Categoria:Arqueólogos
Categoria:Mulheres
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas