Today: Wednesday 28 July 2021 , 6:27 am


advertisment
search




Hospital Universitário Américo Boavida

Ultima atualização 1 Day , 9 hour 11 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Hospital Universitário Américo Boavida ) It was sent to us on 26/07/2021 and was presented on 26/07/2021 and the last update on this page on 26/07/2021

Seu comentário


Coloque o código
  {{Info/Hospital
nome = Hospital Universitário Américo Boavida
nome_completo =
grupo =
imagem = Inside Américo Boa Vida Hospital 2.jpg
imagem_tamanho = 200px
imagem_legenda = Fundos do HUAB, em 2016
localização = Rangel, Luanda, Angola
fundação =
sistema_saúde = Sistema Nacional de Saúde de Angola
financiamento = Governo de Angola
coordenadas =
tipo = Público
universidade = Universidade Agostinho Neto
rede = Nacional
arquiteto =
padronização =
emergência =
leitos =
especialidades =
site =
O Hospital Universitário Américo Boavida (HUAB), também chamado de Hospital Universitário de Luanda, é um hospital universitário localizado no distrito urbano de Rangel, na cidade de Luanda, a capital de Angola.
O HUAB é o principal complexo médico-hospitalar da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (UAN), constituindo-se como um vital campus-pólo para fins de ensino, pesquisa e extensão, sendo considerado o mais importante hospital universitário do país.Manuel, Cândida Maria Neto Baía.. Causas de hepatomegalia e/ou esplenomegalia em doentes internados no Hospital Universitário Américo Boavida, Luanda, Angola. Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. 2018.
Seu nome é em homenagem ao médico e líder anticolonial Américo Alberto de Barros e Assis Boavida, considerado um dos heróis do processo de independência angolano.Este ano a visita do PR foi ao Hospital Américo Boavida, a reabilitar em 2019. Novo Jornal. 30 de dezembro de 2018.

Histórico

O HUAB foi fundado em 1958 como "Hospital de São Paulo", inicialmente indicado para tratamento de casos de acidentes de trabalho.As comemorações do 75.º Aniversário da Inauguração do Hospital Central «Maria Pia», de Luanda In: Revista médica de Angola. - Ano 1, n.º 2 (janeiro-março de 1959), p. 107-125.
Entre 1968 e 1969 passa por uma grande reforma para funcionar basicamente como "hospital docente" dos Estudos Gerais Universitários de Angola.Cunha, J . M. da Silva. Discurso proferido pelo Ministro do Ultramar na Cerimónia inaugural do novo Hospital Universitário de Luanda. In: Boletim Geral do Ultramar. - Ano 45 nº 531/534 (Set. Dez. 1969), p. 101/102
Após a independência nacional, em 1975, as porções do hospital docente que ainda estavam inseridas no Hospital Josina Machel foram finalmente transferidas e fundidas com o Hospital São Paulo, recebendo o nome "Hospital Universitário Américo Boavida".Hospital Américo Boavida forma 1500 médicos em 33 anos. AngoNotícias. 13 novembro de 2008.

Novo hospital

O governo angolano estuda construir o "Hospital Universitário de Talatona", na Cidade Universitária da Universidade Agostinho Neto. Não há clareza se o HUAB permanecerá como hospital universitário, ou voltará a ser um hospital comum.
Universitário Américo Boavida
Categoria:Construções de Luanda
Categoria:Universidade Agostinho Neto
Categoria:Hospitais universitários
 
Comentários

Ainda não há comentários

visto pela última vez
a maioria das visitas