Today: Sunday 20 June 2021 , 8:04 pm


advertisment
search




Biblioteca Nacional de Andorra

Ultima atualização 4 Day , 3 hour 33 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Biblioteca Nacional de Andorra ) It was sent to us on 16/06/2021 and was presented on 16/06/2021 and the last update on this page on 16/06/2021

Seu comentário


Coloque o código
 
miniaturadaimagemEdifício da Biblioteca Nacional de Andorra
A Biblioteca Nacional Andorra ( ) foi fundada em 1930 e reaberta em 1974. Está alojado na Casa Bauró, uma antiga casa senhorial na capital andorrana, Andorra-a-Velha. Entre outras funções, é a biblioteca de depósito legal e direitos autorais de Andorra.

História

A Biblioteca Nacional de Andorra foi criada em 8 de setembro de 1930 com o objetivo de fornecer serviços de empréstimo de livros para as pessoas dos vales de Andorra ( les Valls d'Andorra ). Foi inicialmente alojado no salão de degraus perdidos ( sala dels passos perduts ) na Casa do Vale (a sede do Conselho Geral de Andorra ). Sua criação resultou de uma iniciativa da Sociedade Andorrana de Residentes de Barcelona ( Sociedat Andorrana de Residents a Barcelona ), juntamente com contribuições de vários indivíduos particulares, e foi seguida na fundação de outras entidades socioculturais, como a Associação para a Proteção da Educação Catalã ( Associació Protectora de l'Ensenyança Catalana ).
A nova biblioteca foi criada em 1974 com a ajuda de Lídia Armengol i Vila. A coleção inicial de cerca de 2.500 volumes veio principalmente da biblioteca da Casa de la Vall, mas também incluiu doações da Exposição Catalã de Livros, doações de várias editoras e obras adquiridas pelo Conselho Geral de Andorra.
Em 1986, depois de alojada em vários locais, a biblioteca mudou-se para um prédio chamado Prada Casadet. Embora este edifício abrigasse a Biblioteca Nacional e a Biblioteca Pública do Governo de Andorra na época, uma pequena sala era dedicada exclusivamente à coleção nacional.
Em 1996, com o crescimento considerável das coleções, foi decidido reestruturar e separar os serviços. A Biblioteca Nacional de Andorra foi, portanto, transferida para um edifício chamado Casa Bauró, enquanto o restante da coleção permaneceu na Prada Casadet.
Além de seus outros papéis, a Biblioteca Nacional de Andorra atua como agência nacional do ISBN para Andorra desde 1987.

Links externos

  • Site oficial
  • Categoria:Educação em Andorra
    Categoria:Construções de Andorra-a-Velha
    Categoria:Bibliotecas nacionais
    Categoria:Cultura de Andorra
     
    Comentários

    Ainda não há comentários




    visto pela última vez
    a maioria das visitas