Today: Sunday 20 June 2021 , 6:43 pm


advertisment
search




Deus desconhecido

Ultima atualização 24 Day , 20 hour 6 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Deus desconhecido ) It was sent to us on 26/05/2021 and was presented on 26/05/2021 and the last update on this page on 26/05/2021

Seu comentário


Coloque o código
 
O deus desconhecido ou Agnostos Theos ( ) é uma teoria de Eduard Norden publicada pela primeira vez em 1913, que propõe, com base no discurso do Areópago do apóstolo cristão Paulo em Atos 17,23, que além dos doze deuses principais e das inúmeras divindades menores, os gregos antigos adoravam uma divindade que eles chamavam de "Agnostos Theos", ou seja: "Deus Desconhecido", que Norden chamou de "Não Grego". Em Atenas, havia um templo especificamente dedicado a esse deus e muitas vezes os atenienses juravam "em nome do Deus Desconhecido" ( , Agnoston).Pseudo-Lucian, Philopatris, 9.14 Apolodoro, Filóstrato Philostratus, Vita Apollonii 6.3 e Pausânias escreveram sobre o deus desconhecido também.Pausanias' Description of Greece in 6 vols, Loeb Classic Library, Vol I, Book I.1.4

Paulo em Atenas


Ficheiro:V&A_-_Raphael,_St_Paul_Preaching_in_Athens_(1515).jpgminiaturadaimagem280x280px São Paulo ministrando o Sermão de Areópago em Atenas, por Rafael, 1515.
De acordo com o livro de Atos, contido no Novo Testamento cristão, quando o apóstolo Paulo visitou Atenas, ele viu um altar com uma inscrição dedicada a esse deus (possivelmente ligada ao caso ciloniano)Plutarch's Lives e, quando convidado a falar à elite ateniense do Areópago, proferiu o seguinte discurso:
Atos 17, 22-31: 22 Paulo ficou no meio do Areópago e disse: “Vocês, homens de Atenas, percebo que são muito religiosos em todas as coisas. 23 Pois, enquanto eu passava adiante e observei os objetos de sua adoração, encontrei também um altar com esta inscrição: 'A UM DEUS DESCONHECIDO'. O que, portanto, você adora na ignorância, isto eu anuncio a você. 24 O Deus que fez o mundo e todas as coisas nele, ele, sendo o Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos com as mãos, 25 nem é servido pelas mãos dos homens, como se precisasse de alguma coisa, visto que ele próprio dá a toda vida e respiração, e todas as coisas. 26 Ele fez de um sangue toda nação de homens para habitar em toda a superfície da terra, tendo determinado as estações designadas e os limites de suas habitações, 27 para que procurassem o Senhor, se talvez pudessem alcançá-lo e encontrar ele, embora ele não esteja longe de cada um de nós. 28 Porque nele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser. Como alguns de seus próprios poetas disseram: 'Porque também somos filhos dele'. 29 Sendo então descendentes de Deus, não devemos pensar que a Natureza Divina é como ouro, prata ou pedra, gravada pela arte e design do homem.30 Os tempos de ignorância, portanto, Deus negligenciaram. Mas agora ele ordena que todas as pessoas em todos os lugares se arrependam, 31 porque ele designou um dia em que julgará o mundo em justiça pelo homem a quem ele ordenou; dos quais deu segurança a todos os homens, na medida em que o ressuscitou dentre os mortos. ”
Como o Deus judaico não poderia ser nomeado, é possível que os ouvintes atenienses de Paulo considerassem seu Deus "o deus desconhecido por excelência". Seus ouvintes também podem ter entendido a introdução de um novo deus por alusões a Os Eumenides de Ésquilo ; a ironia seria que, assim como os Eumenides não eram deuses novos, mas as Erínias em uma nova forma, o Deus cristão também não era um deus novo, mas o deus que os gregos já adoravam como o Deus Desconhecido. Seu público também teria reconhecido as citações no versículo 28 como provenientes de Epimênides e Arato, respectivamente.

Arqueologia

miniaturadaimagem280x280px Altar para o deus desconhecido.
Há um altar dedicado ao Deus desconhecido encontrado em 1820 no Monte Palatino de Roma. Ele contém uma inscrição em latim que diz:
SEI·DEO·SEI·DEIVAE·SAC
G·SEXTIVOS·C·F·CALVINVSPR
DE·SENATI·SENTENTIA
RESTITVIT
Que poderia ser traduzido para o português como: "Para um deus ou uma deusa sagrada, Caius Sextius Calvinus, filho de Gaius, pretor por ordem do Senado, restaurou isso".
O altar está atualmente exposto no Museu Palatino.

Ver também

  • Si deus si dea
  • Tloquenahuaque

Ligações externas

  • Translated by Max Mueller
  • Categoria:Termos cristãos
    Categoria:Divindades do mundo greco-romano
    Categoria:Frases bíblicas
    Categoria:Deuses gregos
     
    Comentários

    Ainda não há comentários




    visto pela última vez
    a maioria das visitas