Today: Thursday 17 June 2021 , 5:38 am


advertisment
search


Línguas da República do Congo

Ultima atualização 26 Day , 10 hour 10 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Línguas da República do Congo ) It was sent to us on 21/05/2021 and was presented on 21/05/2021 and the last update on this page on 21/05/2021

Seu comentário


Coloque o código
  A língua oficial da República do Congo é o francês . Outras línguas são principalmente línguas bantu, e as duas línguas nacionais no país são Kituba e Lingala Constitution de 2002 de la République du Congo (13%), seguidas por Mboshi, Bateke (17,3%) e mais de quarenta outras línguas, incluindo línguas de pigmeus (1,4%), que não são idiomas bantu.
O francês é falado por 30% da população congolesa.Délégation générale à la langue française et aux langues de France, référence 2006. De acordo com um estudo de Omar Massoumou, 88% das pessoas em Brazzaville com mais de 15 anos conseguem escrever frases simples em francês. Les usages linguistiques à Brazzaville la place du français, Omer Massoumou, Université Marien Ngouabi, Brazzaville.
De acordo com a Universidade Laval, por causa das guerras civis que abalaram o país, o francês se tornou uma "língua refúgio" para várias facções armadas. Por exemplo, falantes que são incompetentes em Kituba (especialmente os do sul), Kikongo e Lingala (especialmente os do norte) preferem falar francês por razões de segurança. Por medo de revelar sua etnia, os congoleses usam o francês, o que ajuda a preservar seu anonimato.Le Congo-BRAZZAVILLE(République populaire) (Veja também: francês africano)
Batekes forma 18% da população e é encontrada principalmente no Departamento de Plateaux, na Cuvette-Ouest (onde são conhecidos como Mbéti e Tégué), Niari (onde são conhecidos como Nzabi), Bouenza e na região da piscina.
Lari é uma mistura de vários idiomas de Kongo e Téké, e é o idioma mais falado na região da piscina.
A língua de sinais dominante é a ASL da Nigéria, influenciada por gestos e convenções locais.

Notas e referências


Links externos

  • Situação linguística do Congo-Brazzaville
  • Categoria:Línguas da República do Congo
     
    Comentários

    Ainda não há comentários




    visto pela última vez
    a maioria das visitas