Today: Tuesday 22 June 2021 , 12:33 am


advertisment
search




Povo baka

Ultima atualização 7 Day , 8 hour 32 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Povo baka ) It was sent to us on 14/06/2021 and was presented on 14/06/2021 and the last update on this page on 14/06/2021

Seu comentário


Coloque o código
 
O povo baka, conhecido no Congo como bayaka (Bebayaka, Bebayaga, Bibaya), é um grupo étnico que habita as florestas tropicais do sudeste dos Camarões, norte da República do Congo, norte do Gabão e sudoeste da República Centro-Africana. Às vezes são chamados de subgrupo dos twas, mas os dois povos não estão intimamente relacionados. Da mesma forma, o nome "Baka" é às vezes aplicado erroneamente a outros povos da região que, como os bakas e os twas, são historicamente chamados de pigmeus, um termo que não é mais considerado respeitoso.

Identidade

Os baka são todos caçadores-coletores, anteriormente chamados Pigmeus, localizados na floresta tropical da África Central. Com alturas médias de 1,52 metros (5 pés), bem como estilos de vida semi-nômades, os bakas são frequentemente discriminados e marginalizados da sociedade.
miniaturadaimagemA floresta tropical no Gabão, na África Central, onde residem alguns dos Baka
Eles residem no sudeste dos Camarões, no norte do Gabão e na parte norte da República do Congo. No Congo, o povo baka é conhecido como bayaka. Alguns bakas também são encontrados no sudoeste da República Centro-Africana. Embora o povo baka esteja localizado em toda a floresta tropical da África Central, eles estão concentrados principalmente nos Camarões, pois a comunidade baka dos Camarões representa aproximadamente trinta mil indivíduos.
Os bakas são um povo semi-nômade, como outros caçadores-coletores, como os bagyelis e os twas. No entanto, eles estão lentamente se tornando um povo mais sedentário devido ao desmatamento intensivo da floresta tropical da África Central. As pressões de seus vizinhos mais altos e dominantes, os bantus, também diminuíram a mobilidade do povo baka.
Os bakas mantiveram com sucesso seu idioma, também chamado baka. Ao contrário das línguas de seus vizinhos (Koozime, Bakoum e Bangandou), que têm raízes bantus, baka vem de uma família de línguas diferente, a ubangiana.

Ver também

  • Demografia dos Camarões
  • Pessoas Aka
  • Mauro Campagnoli

Bibliografia

  • Fanso, V.G. (1989) Cameroon History for Secondary Schools and Colleges, Vol. 1: From Prehistoric Times to the Nineteenth Century. Hong Kong: Macmillan Education Ltd.
  • Neba, Aaron, Ph.D. (1999) Modern Geography of the Republic of Cameroon, 3rd ed. Bamenda: Neba Publishers.
  • National Geographic: Baka - People of the Forest (1988)
  • Sarno, Louis, (1996) Bayaka: The Extraordinary Music of the Babenzélé Pygmies, Ellipsis Arts

Ligações externas

  • Cultura, música e ritos dos pigmeus bakas com fotos e paisagens sonoras
  • O povo da floresta Baka enfatiza suas músicas com fotos, vídeos e clipes de som
  • Pigmeus bakas dos Camarões com fotos e notas etnográficas
  • Mauro Campagnoli Pesquisas antropológicas de campo entre pigmeus bakas
  • Pigmeus de Baka, o ponto de viragem CNRS/IRD film 40mn — Pigmeus bakas — Camarões do leste

Categoria:Grupos étnicos do Gabão
Categoria:Grupos étnicos da República do Congo
Categoria:Grupos étnicos da República Centro-Africana
Categoria:Grupos étnicos dos Camarões
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas