Today: Sunday 20 June 2021 , 6:48 pm


advertisment
search




Acordo Verde Europeu

Ultima atualização 29 Day , 23 hour 4 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Acordo Verde Europeu ) It was sent to us on 21/05/2021 and was presented on 21/05/2021 and the last update on this page on 21/05/2021

Seu comentário


Coloque o código
  O Acordo Verde Europeu (European Green Deal) é um conjunto de políticas e estratégias articulado pela Comissão Europeia a fim de conter a ameaça do aquecimento global.
O acordo foi divulgado pela presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, em 11 de dezembro de 2019, dizendo que "o Acordo Verde Europeu é, por um lado, sobre reduzir emissões de gases estufa, mas, por outro, é sobre gerar empregos e dar impulso às inovações";"UE lança Acordo Verde com metas climáticas ambiciosas". Deutsche Welle, 11/12/2019 "nosso objetivo é reconciliar a economia com o nosso planeta" e "fazê-lo funcionar para o nosso povo". Dez pontos principais são enfocados:Simon, Frédéric. http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/595132-comissao-da-ue-divulga-acordo-verde-europeu-conheca-os-principais-pontos "Comissão da UE divulga ‘Acordo Verde Europeu’: conheça os principais pontos". Revista do Instituto Humanitas — Unisinos, 13/12/2019
  • Zerar as emissões de gases estufa da União Europeia até o ano de 2050, ampliando as metas voluntárias estabelecidas por ocasião do Acordo de Paris de 2015.
  • Fomentar a economia circular promovendo a reciclagem de resíduos e a economia no uso de materiais e recursos.
  • Aumentar em até três vezes a taxa de adaptação dos edifícios a uma economia limpa.
  • Zerar a emissão de poluentes e substâncias tóxicas até o ano de 2050.
  • Efetivar medidas para proteção da biodiversidade e contenção do seu declínio, incluindo proteção às florestas e redução da poluição do ar e da água.
  • Modificar os padrões da agricultura para reduzir significativamente o uso de pesticidas, fertilizantes e antibióticos químicos.
  • Abolir o uso de combustíveis fósseis no setor de transportes e promover a transformação da frota de veículos para uso de biocombustíveis renováveis, hidrogênio ou eletricidade.
  • Mobilizar recursos e incentivos financeiros, bem como assistência técnica e tecnológica, para ajuda de setores e regiões vulneráveis.
  • Mobilizar recursos e incentivos financeiros para incentivo da pesquisa científica e da inovação.
  • Apoiar as medidas através da diplomacia.
O acordo deve ser regulamentado por legislação específica. A Comissão Europeia anunciou que apresentaria uma lei climática europeia como parte do Acordo Verde Europeu. Com a Lei Europeia do Clima, a UE procura proporcionar uma maior segurança jurídica e previsibilidade aos cidadãos e às empresas na transformação necessária para se alcançar a neutralidade climática. Em 2020, a assembleia europeia aprovou uma redução de 60% das emissões até 2030. Os eurodeputados querem eliminar todas as subvenções diretas e indiretas aos combustíveis fósseis, o mais tardar, até 2025.
Está também prevista a revisão de todas as políticas e leis em vigor na UE para se adequarem às novas metas. Espera-se que surjam resistências e críticas de vários setores, mas de acordo com Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, "eu e os meus colegas estamos mobilizados para elaborar uma mensagem forte, unificadora e clara que enfatize a ambição comunitária de garantir que Europa vai ser o primeiro continente a atingir a neutralidade climática em 2050". Silva, Isabel Marques da & Grobe, Stefan. "Acordo verde vai testar unidade na UE". Euro News, 10/12/2019

Ligações externas

  • Comunicado oficial da Comissão Europeia detalhando o acordo (em inglês)
  • Categoria:Aquecimento global
     
    Comentários

    Ainda não há comentários




    visto pela última vez
    a maioria das visitas