Today: Sunday 20 June 2021 , 6:23 pm


advertisment
search




Parque Nacional de Kavir

Ultima atualização 4 Day , 1 hour 29 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Parque Nacional de Kavir ) It was sent to us on 16/06/2021 and was presented on 16/06/2021 and the last update on this page on 16/06/2021

Seu comentário


Coloque o código
  {{Info/Área protegida
nome = Parque Nacional de Kavir
categoria_iucn = II
imagem = KavirNP_Iran_L7_aug00sep01.jpg
legenda = Imagem de satélite do Parque Nacional de Kavir, em 2001
locator_x =
locator_y =
localizacao =
localidade =
lat_degrees =34
lat_minutes = 38
lat_seconds = 5
lat_direction = N
long_degrees = 52
long_minutes = 26
long_seconds = 0
long_direction = E
mapa_predef = Irão
area =
data = 1982
visitantes =
ano_visitantes =
gestao = Departamento do Ambiente do Governo Iraniano
O Parque Nacional de Kavir eé uma área estepe árida e desértica no centro do Irão, na região do planalto iraniano . É protegida como parque nacional desde meados da década de 1970. Situado a cerca de 120 km a sul de Teerão e 100 km a leste de Qom, limita a noroeste com o deserto salgado de Kavir.
O parque integra uma Reserva da Biosfera listada pela UNESCO . A reserva é habitada, incluindo pessoas nómadas, e existiam cerca de residentes no seu interior em 2002, pertencentes a diferentes tribos. O pastoreio sazonal do gado dos nómadas ocorre na área central. Devido às condições climáticas desfavoráveis, não existem atividades económicas na zona tampão; no entanto, pastoreio, agricultura, horticultura e artesanato são importantes fontes de rendimentos na área de transição.
O relevo inclui uma cadeia de montanhas rochosas e planícies aluviais junto a elas. As planícies variam entre os 800 e os 1100 metros de altitude, e o ponto de maior cota da reserva é o Siah-Kuh, um grande afloramento rochoso semi-circular, com 2015 m e que fica aproximadamente no centro do parque. A vegetação é escassa, e muitas zonas permanecem nuas durante os longos períodos de seca. Porém, as chuvas e neves do inverno fazem florescer o local. O lago Namak (que é salgado) fica fora dos limites do parque mas é adjacente a este. Na verdade, trata-se de um pântano de sal e a água flui para o lago a norte do rio Qom, que também flui pela parte norte do Parque Nacional de Kavir. O rio Qom é um dos poucos rios perenes em toda a extensão do deserto no Irão.
A fauna local é típica dos desertos iranianos, e inclui espécies como o gato-do-deserto. Também é o habitat de espécies difíceis de encontrar, como o guepardo-asiático e a abetarda-moura. O parque ainda abriga outras espécies importantes da vida selvagem, como o onagro persa, a hiena-listrada, o caracal, a fuinha, o flamingo e mesmo o pato-ferrugíneo.
Dentro do parque existe um caravançarai (Qasr-e Bahram) mandado construir pelo Abas, o Grande (1587-1629).

Ligações externas

  • Artigo sobre o Parque Nacional de Kavir

Kavir
Kavir
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas