Today: Sunday 20 June 2021 , 7:10 pm


advertisment
search




Estado de emergência climática

Ultima atualização 6 Day , 3 hour 28 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Estado de emergência climática ) It was sent to us on 14/06/2021 and was presented on 14/06/2021 and the last update on this page on 14/06/2021

Seu comentário


Coloque o código
  thumb“Emergência climática” escrita em um cartaz na Marcha pela Ciência em Melbourne, Austrália, em 22 de abril de 2017.
A declaração de estado de emergência climática é uma medida adotada por diversas entidades, cidades e universidades como resposta à mudança climática. Trata-se de uma das medidas que propõem vários ativistas e grupos ambientais, como Extinction Rebellion, Ecologistas em Ação, Fridays for Future, Seo Birdlife, WWF Espanha e Greenpeace."Una docena de colectivos y ONG ambientales piden al próximo Gobierno la declaración del estado de 'Emergencia Climática". La Vanguardia, 20/05/2019
O estado de emergência climática reconhece a extrema gravidade da ameaça representada pelo aquecimento global e envolve a adoção de medidas para conseguir reduzir as emissões de carbono a zero num prazo determinado e exercer pressão política aos governos para que tomem consciência sobre a situação de crise ambiental.
Entre as ações planejadas pelas administrações implicadas encontram-se o impulso das energias renováveis e limpas, a expansão das redes de recarga de veículos elétricos, o banimento dos combustíveis fósseis, reciclagem de lixo e reflorestamento, entre outras. Algumas declarações têm sido criticadas por não incluírem medidas concretas ou por serem mais um exemplo de retórica política sem efeito prático.

Origem


thumbCartaz do documentário An Inconvenient Truth.
As expressões "emergência", "crise" ou mesmo "colapso climático", usadas intercambiavelmente, têm origem incerta. O ambientalista Lester Brown, em seu livro Plan B: Rescuing a Planet Under Stress and a Civilization in Trouble de 2003, usou a ideia de emergência, e ele parece ter sido o primeiro a publicá-la. Al Gore adotou o conceito em seu ensaio The Moment of Truth de 2006 e em seu famoso documentário An Inconvenient Truth, e as expressões se tornaram populares a partir da divulgação feita por David Spratt e Philip Sutton em suas publicações de 2007 e 2008.
No entanto, seu uso se tornou "viral" a partir de 2018, quando a ativista Greta Thunberg e os movimentos internacionais Extinction Rebellion, Green New Deal, StudentsStrikers4Climate, entre outros, as adotaram.Spratt, David. "Climate Emergency: Evolution of a Global Campaign". Resilience, 21/05/2019Edwards, Bryony.
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas