Today: Sunday 20 June 2021 , 7:59 pm


advertisment
search




Dreche

Ultima atualização 4 Day , 3 hour 33 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Dreche ) It was sent to us on 16/06/2021 and was presented on 16/06/2021 and the last update on this page on 16/06/2021

Seu comentário


Coloque o código
  miniaturadaimagemAmostra de dreche.
A dreche ou drèche é um subproduto da indústria cervejeira, constituído por resíduos de cereais, como a cevada, o trigo ou a aveia. Representa tipicamente 85% dos subprodutos totais da produção de cerveja. .
A dreche é obtida na etapa de filtração do mosto, que tem como objectivo a remoção da fase insolúvel constituída pelos revestimentos dos grãos de cevada, alguns lípidos, proteínas e outros componentes. É esta fase insolúvel que é designada por dreche.
A dreche consiste em camadas de revestimento de sementes, casca e pericarpo que cobrem os grãos de cevada ao início. O componente maioritário da dreche serão as paredes do revestimento-pericarpo-semente, que são ricas em polissacáridos celulósicos e não celulósicos e lenhina, e possívelmente contêm algumas proteínas e lípidos. A casca também contém quantidades consideráveis de sílica e muitos componentes polifenólicos dos grãos de cevada.Sara Patrícia Pinto Padinha, Valorização da dreche para obtenção de novos produtos, Tese de Mestrado, 2016.
Para além da indústria cervejeira clássica, as centrais de produção de bio-etanol têm também surgido como uma fonte cada vez maior de dreche.

Produção

Na produção de cerveja, os grãos de cereal sofrem um processo de moagem para que o grão do malte seja transformado em farinha. Após a adição de água em condições controladas de pH e temperatura, as enzimas do malte degradam o amido e as proteínas em açúcares e aminoácidos necessários para o metabolismo da levedura (sacarificação). Da mistura resultante é separada, por filtração, a fase insolúvel chamada de dreche. Este subproduto pode depois pode depois ser vendido ou itilizado para a produção de energia.

Aplicações

Nutrição animal

A principal aplicação da dreche passa pela sua incorporação na alimentação animal. Pode ser usada imediatamente após a sua obtenção do processo de produção de cerveja e é um excelente ingrediente para os ruminantes, desde que combinado com fontes de azoto. A dreche tem tido como uso principal a alimentação diária de gado leiteiro, mas devido à sua riqueza proteica, fibrosa e energética, tem sido alvo de vários estudos para a sua aplicação na alimentação de outro tipo de animais.

Nutrição humana

A dreche tem sido também avaliada para a produção de cereais, pão de trigo, biscoitos e snacks aperitivos. No entanto, é demasiado granulada para ser usada directamente na alimentação, tendo por isso de ser convertida em farinha primeiro. Existem algumas limitações em usar a farinha de dreche como aditivo proteico ou como substituto parcial das farinhas presentes devido à sua cor e sabor.

Produção de energia

A produção de energia é outro dos principais destinos da dreche, sendo a energia produzida por combustão directa ou gaseificação. A dreche pode ser também usada para produzir biogás por combustão ou fermentação. A combustão e produção de biogás a partir da dreche tem sido avaliada como alvo de reciclagem na própria indústria cervejeira.

Materiais de construção

O reduzido teor de cinzas na dreche e a elevada quantidade de material fibroso (celulose, polissacáridos não celulósicos e lenhina) tornam-na adequada para ser usado em material de construção como o tijolo.

Adsorvente

Devido ao seu baixo custo e elevada disponibilidade, a dreche tem sido testada como um adsorvente de diversos tipos de compostos, particularmente para a remoção de metais pesados de soluções aquosas e de compostos voláteis orgânicos (VOCs) de resíduos gasosos. A capacidade de adsorção dos VOCs pela dreche pirolisada é similar à do carvão de casca de côco. Já foi também emonstrada a capacidade da dreche de adsorver cádmio e chumbo e crómio a partir de soluções aquosas.
Categoria:Bebidas destiladas
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas