Today: Sunday 20 June 2021 , 7:53 pm


advertisment
search




Brás Alemão de Cisneiros

Ultima atualização 6 Day , 3 hour 30 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Brás Alemão de Cisneiros ) It was sent to us on 14/06/2021 and was presented on 14/06/2021 and the last update on this page on 14/06/2021

Seu comentário


Coloque o código
 
Brás Alemão de Cisneiros (nascido cerca de 1560 – ) foi um fidalgo português, Moço de Câmara de El-Rei D. Sebastião, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo e Sargento-Mor da vila de Pederneira e Coutos de Alcobaça. Feito Governador do Forte de Nossa Senhora da Nazaré, justificou a sua nobreza no Reinado de D. Sebastião, pelo que lhe foi passada Carta de Brasão de Armas com as Armas dos Cisneiros, em 5 de Março de 1575. Nela se diz ser Braz Alemão de Cisneiros Alferes de Infantaria, ordenado para Guarda e Vigia da cidade de Ceuta e Cavaleiro feito pela mão do dito Senhor (D. Sebastião) nos campos de Tânger.

Família

Filho de Diogo Alemão de Cisneiros, neto paterno de Afonso de Cisneiros, bisneto de Francisco Rodrigues de Cisneiros, trisneto de João de Cisneiros, e descendente legítimo por linha masculina do Conde D. Rodrigo Gonçalves de Cisneiros, Senhor da Vila de Cisneiros, pajem de Lança de El-Rei D. Afonso de Leão (6.º) e procedia por legítima varonia do Infante D. Ordonho O Cego e de sua mulher a Infanta D. Cristina, ele filho de El-Rei D. Ramiro II do Reino de Leão e de sua mulher a Rainha D. Teresa e ela filha de El-Rei D. Bermudo e da Rainha D. Belarquida.
Casou-se com D. Maria Malho de Bivar, filha legitimada do Beneficiado Padre Rodrigo Malho de Bivar, sendo este filho de Jorge de Bivar e de sua mulher D. Margarida Malho, neto paterno de Ruy Fernandes de Bivar, Fidalgo biscainho e de sua mulher Marta Fernandes Malho, natural de Victória e sobrinha do célebre Mestre Mateus Fernandes, construtor do Mosteiro da Batalha; e neto materno de João Malho, pai do célebre Braz Malho Cavaleiro de Santiago.
Deste casamento houve vasta descendência, como foi, entre outros, José Alemão de Mendonça Cisneiros e Faria, que nasceu na Vermelha, baptizado na Igreja de S. Simão, a 26 de Dezembro de 1706. Feito Cavaleiro-Fidalgo da Casa Real (Alvará de 16-9-1748), e Fidalgo de Cota de Armas (Alvará de 24-1-1753).

Fontes


BORREGO, Nuno Gonçalo Pereira – "Cartas de Brasão de Armas - II", Dislivro Histórica, páginas 224 a 226, e 490
"Anuário da Nobreza de Portugal" III, tomo II, 1985, página 75
GUERRA, Luís de Bivar - "Bivares de Portugal", ed. IPH, Lisboa, pág. 199 e seguintes
LARA, António de Sousa; FERNANDES, Vasco Quintanilha – "Ferreiras do Vale de Alcântara e suas Alianças", edição de autor, Lisboa, 2010, páginas 239, 240, e 262
Categoria:Fidalgos de Portugal
Categoria:Militares de Portugal
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas