Today: Friday 14 May 2021 , 4:41 pm


search


João Correia Mateus

Ultima atualização 11 Day , 8 hour 1 Visualizações

In this page talks about ( João Correia Mateus ) It was sent to us on 03/05/2021 and was presented on 03/05/2021 and the last update on this page on 03/05/2021

Seu comentário


Coloque o código
  João António Correia Mateus (Condeixa-a-Nova, 20 de setembro de 1857 — Leiria, 22 de agosto de 1928)Arquivo Distrital de Leiria foi um advogado, professor e político português.

Biografia

Estudou Teologia, no Seminário Diocesano de Coimbra, onde foi ordenado presbítero, e licenciou-se em Direito, pela Universidade de Coimbra.
Dedicou-se à advocacia e, posteriormente, à magistratura, fazendo ainda carreira como professor do ensino liceal. Nomeado professor do Liceu Nacional de Leiria, em 1890, seria depois reitor desse Liceu. Foi posteriormente fundador do Colégio Dr. Correia Mateus, que funcionou num edifício da Rua de Alcobaça, contíguo à Casa de Saúde de Leiria, e teve extensões em Porto de Mós e Alcobaça. Foi também diretor do jornal Povo de Leiria.
Correia Mateus exerceu diversos cargos de natureza pública e administrativa — presidente da Associação Protectora dos Pobres, presidente da Comissão dos Exames dos Candidatos ao Magistério Primário e membro da Sociedade de Instrução Militar Preparatória.
Presidente da Câmara Municipal de Leiria, foi o último presidente dessa autarquia em Monarquia, entre 3 de dezembro de 1908 a 6 de outubro de 1910, vindo a exercer tais funções por mais duas vezes: 8 de Janeiro de 1914 a 31 de Dezembro de 1917 e de 16 de Fevereiro de 1919 a 7 de Janeiro de 1923. Exerceu, ainda, o cargo de Governador Civil do Distrito de Leiria.
Amigo de Bernardino Machado, iniciando por este na Maçonaria,Elites Políticas de Leiria (1910-2000), FCSH-UNL, p. 53 Correia Mateus foi convidado para fazer do governo, quando Machado foi Presidente do Ministério, mas terá recusado, para continuar como Presidente da Câmara. Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Leiria foi por ele que passou a construção dos atuais Paços de Concelho, de autoria de Ernesto Korrodi, a instalação eléctrica, a construção do antigo matadouro, assim como os primeiros trabalhos de canalização de águas em Leiria, elaborados por José Theriaga.
Categoria:Nascidos em 1857
Categoria:Mortos em 1928
Categoria:Naturais de Condeixa-a-Nova
Categoria:Advogados de Portugal
Categoria:Professores de Portugal
Categoria:Políticos de Portugal
Categoria:Presidentes da Câmara Municipal de Leiria
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas