Today: Tuesday 22 June 2021 , 1:17 am


advertisment
search




Berdy Kerbabayev

Ultima atualização 1 Month , 8 Day 4 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Berdy Kerbabayev ) It was sent to us on 14/05/2021 and was presented on 14/05/2021 and the last update on this page on 14/05/2021

Seu comentário


Coloque o código
  {{Info/Biografia
bgcolour =
nome = Berdy Kerbabayev
pseudônimo =
imagem =
imagem_tamanho =
imagem_legenda = Monumento de Kerbabayev em Ashgabat.
nome_completo =
nascimento_data =
nascimento_local = Tejen, Turcomenistão
morte_data =
morte_local = Ashkhabad, Turcomenistão
residência =
nacionalidade =
ocupação = Escritor
nome_mãe =
nome_pai =
parentesco =
cônjuge =
filhos =
influências =
influenciados =
prémios =
religião =
principais_trabalhos =
website =
Berdy Muradovich Kerbabayev (em turcomeno: Berdy Myradowiç Kerbabaýew; Tejen, 3 de março de 1894 — Ashkhabad, 3 de março de 1974) foi um escritor turcomeno. Tornou-se reconhecido por ser membro da Academia de Ciências do país na era soviética em 1951 e também membro do Partido Comunista da União Soviética desde 1948.

Vida pessoal

Kerbabayev nasceu em 3 de março de 1894, na aldeia Kowki-Zeren, em Tejen, quando foi criado numa família de agricultores. Ele estudou na região até 1917 e continuou seus estudou em uma madraçal, onde seguiu rigidamente a religião islâmica. O escritor turcomeno também ingressou em uma tropa e participou da Revolta dos Basmachi em maio de 1919; mais tarde, serviu na Guerra Civil Russa e no departamento político da Frente Transcapiana, quando se filiou ao Partido Comunista da União Soviética, já consolidada. Entre 1919 e 1924, trabalhou como instrutor de um distrito da cidade e chefe do departamento rural da educação nacional. Em 1927 e 1928, estudou no Instituto Oriental de Leningrado. De 1924 a 1934, ocupou o cargo de editor do jornal Turkmenistan e da revista Tokmak. Entre 1934 e 1936, foi o chefe da Administração da Ciência do Turcomenistão Soviético. Por oito anos, de 1942 a 1950, trabalhou como chefe da União dos Escritores do país e depois foi eleito deputado do Supremo Soviete e membro da Comissão do Prêmio Stalin.
Ele teve dois filhos: Bairam, presidente de Histologia da Universidade Estadual do Turcomenistão, e Baki, diretor do Jardim Botânico Turcomeno, o qual era casado com Eugenia Annakulievna Artykova, com quem teve uma filha chamada Ailar.

Carreira

Berdy Kerbabayev iniciou sua carreira literária em 1923, com vinte e nove anos. Desde então, publicou inúmeros textos de diversos gêneros textuais; dentre eles, livretos, contos, poemas e romances. Além disso, traduziu para a língua turcomena textos de Alexander Pushkin, Mikhail Lermontov e Nikolai Gogol. Dos títulos mais conhecidos do escritor estão Nascido de um Milagre, Aspiração, Mundo de Garotas, Quem Ganhou? e Para uma Nova Vida.Karryev K. M. Кербабаев Берды// Краткая литературная энциклопедия. - 1966. Т. З
Categoria:Escritores do Turcomenistão
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas