Today: Tuesday 22 June 2021 , 1:52 am


advertisment
search




Mamoa 1 de Taím

Ultima atualização 1 Month , 8 Day 2 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Mamoa 1 de Taím ) It was sent to us on 14/05/2021 and was presented on 14/05/2021 and the last update on this page on 14/05/2021

Seu comentário


Coloque o código
 
A Mamoa 1 de Taím é uma mamoa localizada em 2007, no lugar de Taím, na freguesia de Silva Escura, durante trabalhos de prospecção relacionados com a Carta Arqueológica do concelho da Maia.
Sendo este monumento megalítico do período Neolítico com cerca de 1.50 metros de altura por cerca de 20 metros de diâmetro (apresenta sinais evidentes de destruição; para retirar os esteios da câmara e também pela abertura de um caminho de acesso que corta o monumento).
Na zona envolvente a este tumulus foi identificado um fragmento de um dormente de uma mó provavelmente de época romana. Na envolvente deste monumento foram identificados diversos blocos graníticos com arte rupestre.
No ano de 2009, foi realizada pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal da Maia, uma intervenção de emergência na Rua de Taím, que revelou a existência de negativos e artefactos líticos e cerâmicos, em deposição secundária, integrados na Pré-história Recente.
Este sítio Arqueológico encontra-se assinalado no Plano Diretor Municipal da Maia, em vigor com o n.º 11.RIBEIRO, A. T. LOUREIRO, O núcleo Megalítico de Taím/Leandro, p. , in Actas do Vº Congresso do Neolítico Peninsular, Centro de Arqueologia da Faculdade de Lisboa, 2011

Ver também

  • Lista de antas localizadas em Portugal

  • Categoria:Monumentos megalíticos do distrito do Porto
    Categoria:Património edificado na Maia
    Taim
     
    Comentários

    Ainda não há comentários




    visto pela última vez
    a maioria das visitas