Today: Friday 14 May 2021 , 3:44 pm


search


Ordálvio Souza Guimarães

Ultima atualização 22 hour , 38 minute 4 Visualizações

In this page talks about ( Ordálvio Souza Guimarães ) It was sent to us on 13/05/2021 and was presented on 13/05/2021 and the last update on this page on 13/05/2021

Seu comentário


Coloque o código
  Ordálvio Souza Guimarães (Ituaçu, 31 de agosto de 1940 - Feira de Santana, 17 de maio de 2010) foi um médico e historiador brasileiro.

Biografia

Filho de Ormindo Guimarães Souza e de Maria Adálvia Souza Guimarães, fez os estudos iniciais no colégio estadual Rodrigues Lima, até 1955, quando mudou-se para a capital do estado, onde concluiu a formação ginasial no colégio Salesiano e científico no Instituto Normal Isaias Alves.
Para manter-se nos estudos trabalhou como bancário e a 3 de dezembro de 1971 formou-se pela então Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Após sua formatura exerceu a clínica na cidade de Morro do Chapéu, onde instalou o Hospital Maternidade São Vicente de Paula, que dirigiu.
Mudando-se mais tarde para a cidade natal ali funda o Hospital Maternidade de Ituaçu, tendo ainda exercido diversas funções públicas na área de saúde e também em instituições culturais.
Junto ao trabalho médico realiza pesquisas históricas, reunidas em três volumes que registram o passado e cultura da região sertaneja de Ituaçu, terra natal de figuras como o Barão do Sincorá e Deocleciano Pires Teixeira.
Dele registrou o conterrâneo Moraes Moreira: "Ordálvio, um Ituaçuense como poucos, que com amor e inteligência soube honrar a nossa terra, como filho, profissional, escritor e guardião da nossa memória. Os seus livros me emocionaram, e até me deixaram surpreso. Guardo-os em casa como verdadeiros documentos que na minha opinião deveriam ser mais valorizados por uma cidade que em outros tempos sempre se destacou das vizinhas, pelo lado cultural."

Bibliografia

Além de artigos escritos, publicou as seguintes obras:
  • Diagnóstico do Município de Ituaçu - Técnico, Jacobina, 1993.
  • Ituaçu: Bandeirantes e Sertanistas na Chapada Diamantina - Salvador, tipografia Projeto, 2005
  • Ruas, Praças, Becos e Caminhos de Ituaçu - Gráfica Bandeirante, Brumado, 2009.

Categoria:Médicos da Bahia
Categoria:Historiadores da Bahia
Categoria:Naturais de Ituaçu
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas