Today: Friday 14 May 2021 , 5:26 pm


search


Godinho Viegas de Baião

Ultima atualização 22 hour , 15 minute 2 Visualizações

In this page talks about ( Godinho Viegas de Baião ) It was sent to us on 13/05/2021 and was presented on 13/05/2021 and the last update on this page on 13/05/2021

Seu comentário


Coloque o código
  Godinho Viegas foi o 5.º Senhor do Couto de Azevedo e pelo seu empenho na Reconquista Cristã, recebeu favores dos monarcas portugueses, como Afonso I de Portugal e D. Sancho I de Portugal, que deu a carta de couto ao Mosteiro de Vilar de Frades, convento este da Congregação dos Cónegos Seculares de S. João Evangelista e também à Igreja de Vilar de Frades em 1172, de quem D. Godinho foi um dos principais reconstrutores para o que deu fundos seus. Foi senhor da Casa de Azevedo e de todas as mais Casas de seu pai.

Relações familiares

Foi filho de Egas Gondesendes I de Baião. Casou com Maria Soares da Várzea, filha de Soeiro Guedes (1040 - ?) e de Ledegúndia Tainha, de quem teve:
  • Paio Godins de Azevedo casado com D. Gontinha Nunes Velho também conhecida como Maria Martins (? – 1108) filha de D. Nuno Soares Velho (Betotes), descendente da velha linhagem condal portuguesa dos Betotes e de D. Ausenda Todereis.
  • Bibliografia


    • Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - 50 vols. , Vários, Editorial Enciclopédia, Lisboa. vol. 25-pg. 504.

    Ligações externas

    • Villamaria2.hpg.ig.com.br

    Categoria:Senhores do Reino de Portugal
     
    Comentários

    Ainda não há comentários




    visto pela última vez
    a maioria das visitas