Today: Friday 14 May 2021 , 4:09 pm


search


Crónica Breve do Arquivo Nacional

Ultima atualização 19 hour , 32 minute 4 Visualizações

In this page talks about ( Crónica Breve do Arquivo Nacional ) It was sent to us on 13/05/2021 and was presented on 13/05/2021 and the last update on this page on 13/05/2021

Seu comentário


Coloque o código
  A Crónica Breve do Arquivo Nacional é uma crónica medieval quatrocentista, escrita em língua portuguesa, preservada atualmente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.
Apesar do manuscrito ser considerado por alguns como de finais do século XIV, o próprio compilador anônimo dá o ano de 1429 da Era Cristã como data de escritura. O uso da Era Cristã é atestado pelo autor, que se refere no início do texto à Era que ora corre do nacimento de nosso sennor Jeshu christo.
A crónica relata de maneira sucinta e com um estilo simples a vida dos primeiros seis reis de Portugal, desde Afonso Henriques até D. Dinis. Apesar de não ter valor como literatura propriamente dita, essa crónica é muito importante do ponto de vista historiográfico, liguístico e filológico. Foi publicada pela primeira vez por Alexandre Herculano no seu Portugaliae Monumenta Historica, volume Scriptores, em 1856.

Ligações externas e referências


Categoria:Historiografia de Portugal
Categoria:Literatura portuguesa medieval
Categoria:Crónicas medievais
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas