Today: Thursday 17 June 2021 , 6:07 am


advertisment
search


Artigos destacados arquivo Theo van Gogh (cineasta)

Ultima atualização 28 Day , 7 hour 5 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Artigos destacados arquivo Theo van Gogh (cineasta) ) It was sent to us on 19/05/2021 and was presented on 19/05/2021 and the last update on this page on 19/05/2021

Seu comentário


Coloque o código
  right200pxMonumento em memória de Theo Van Gogh, erigido no Oosterpark, em Amsterdam, próximo ao local onde foi assasinado.
Theo van Gogh (Haia, 23 de Julho de 1957 — Amsterdam, 2 de Novembro de 2004) foi um realizador de cinema, um polêmico autor e actor dos Países Baixos.
Van Gogh tornou-se famoso pelas polémicas em que se envolveu frequentemente. Era especialmente crítico face à religião. Chamou por exemplo a Jesus Cristo "um pescador preguiçoso de Nazaré".
Críticou particularmente o Islão, tendo realizado um filme, "Submission", com Ayaan Hirsi Ali no qual eles criticaram a situação das mulheres no Islão. A ideia do filme foi de Hirsi Ali, que se dirigiu a van Gogh, um conhecido realizador, avisando-o também dos perigos que tal filme acarretaria.
Theo van Gogh escreveu também artigos num jornal diário holandês em que retratava Maomé como pedófilo (Maomé casou com uma menina de nove anos).
Theo van Gogh, que tinha já recebido ameaças de morte, foi assassinado em Amesterdão a 2 de Novembro de 2004, alegadamente por um fanático religioso muçulmano. No cadáver foi encontrada uma faca à qual o assassino atou uma folha de papel com versos do Alcorão.
Hirsi Ali, já sob protecção policial, passou a viver em local incerto desde então.
Van Gogh nasceu na Haia. O seu bisavô tinha sido Theo van Gogh, o comerciante de arte, irmão do famoso pintor holandês Vincent van Gogh. Depois de abandonar o curso de direito, tornou-se encenador. Ele debutou como realizador com o filme Luger (1981).
Leia o artigo completo...
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas