Today: Thursday 17 June 2021 , 4:20 am


advertisment
search


Viggo Mortensen

Ultima atualização 28 Day , 11 hour 7 Visualizações

Advertisement
In this page talks about ( Viggo Mortensen ) It was sent to us on 19/05/2021 and was presented on 19/05/2021 and the last update on this page on 19/05/2021

Seu comentário


Coloque o código
  {{Info/Ator
nome = Viggo Mortensen
ocupação = Ator
imagem = Viggo Mortensen Cannes 2016.jpg
tamanho_imagem = 220px
descrição = Viggo no Genie Awards em 2014.
nome_denascimento = Viggo Peter Mortensen, Jr.
outro_nome =
data_nascimento =
localidaden = Nova Iorque,
nacionalidade =
data_falecimento =
localidadef =
cônjuge =
oscares_academia =
emmy =
national board of review = Melhor Ator
2018 - Green Book
Melhor Atuação por um Elenco
2003 - The Lord of the Rings: The Return of the King
goldenglobe =
sag_awards = Melhor Elenco em Cinema
2004 - The Lord of the Rings: The Return of the King
outros_prêmios =
site_oficial = http://www.viggophile.net
IMDB_id = 0001557
Viggo Peter Mortensen, Jr. (Nova Iorque, 20 de outubro de 1958) é um ator, produtor, autor, músico, fotógrafo, poeta e pintor norte-americano e dinamarquês.Ancestry of Viggo Mortensen, by Robert Battle, hosted at the Freepages of Rootsweb, a project of Ancestry.com Ficou conhecido pela atuação na trilogia O Senhor dos Anéis, como Aragorn. Também já atuou em G.I. Jane, Hidalgo e 28 Days. É ainda conhecido pela parceria com o diretor David Cronenberg, de quem estrelou os filmes A History of Violence (no Brasil, Marcas da Violência), Eastern Promises e Um Método PerigosoA Dangerous Method (no Brasil, Um Método Perigoso).
Foi três vezes indicado ao Oscar de Melhor Ator, por Eastern Promises, em 2008, Captain Fantastic, em 2017, e por Green Book, em 2019.

Biografia

Filho de um dinamarquês, Viggo Peter Mortensen, administrador de fazendas (1929-2017) e de uma norte-americana, Grace Gamble Atkinson (1928-2015),http://www.filmreference.com/film/65/Viggo-Mortensen.html Página visitada em 18 de janeiro de 2016. Viggo nasceu em Manhattan, Nova Iorque e é o mais velho de três irmãos. Quando tinha dois anos, a família se mudou para a América do Sul em busca de melhores oportunidades.http://www.biografiasyvidas.com/biografia/m/mortensen_viggo.htm Página visitada em 18 de janeiro de 2016. e viveu primeiro na Venezuela durante um ano e depois na Argentina. Este país teve uma grande influência no ator: este aprendeu a falar Espanhol e se tornou torcedor fanático do San Lorenzo de Almagro, demonstrando em inúmeras oportunidades o amor pelo clube azul-grano.
Aos 11 anos Viggo viu seus pais se separarem, o que provocou seu retorno a Nova Iorque com a mãe e os irmãos. Foi aí que este passou o resto da sua infância, tendo frequentado o liceu de Watertown até 1976. No mesmo ano, foi estudar Ciências Políticas e Espanhol na St. Lawrence University, em Canton.
Após se formar em 1980, foi viver na Inglaterra e depois na Dinamarca, onde trabalhou nas docas, como vendedor de flores e caminhoneiro. Nesta altura começou a escrever contos. Em 1982, regressou a Nova Iorque para viver com a namorada e com o objetivo de começar uma carreira como escritor. Porém, não teve muito sucesso e acabou a trabalhar em bares e num cinema. Nesta época começou a desenvolver um maior interesse na representação e começou a ter aulas com Warren Robertson.

Carreira

Representação

Começou atuando em Nova Iorque, estudando com Warren Robertson. Sua carreira teve início com o papel de um fazendeiro amish em Witness (1985) de Peter Weir, e foi crescendo ao receber papéis maiores como em Carlito's Way (1993), The Portrait of a Lady (1996), G.I. Jane (1997), A Perfect Murder (1998) e A Walk on the Moon (1999).
A carreira ganhou grande destaque quando recebeu o convite de Peter Jackson para atuar na trilogia de O Senhor dos Anéis, após o diretor dispensar Stuart Townsend. Viggo teve dúvidas em aceitar o personagem, mas por insistência de seu filho aceitou.http://www.theguardian.com/film/2009/apr/17/viggo-mortensen Página visitada em 18 de janeiro de 2016.http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2012/03/29/fiquei-surpreso-quando-me-ofereceram-o-papel-diz-viggo-mortensen-sobre-interpretar-freud-em-um-metodo-perigoso.htm Página visitada em 18 de janeiro de 2016. Bob Anderson, o treinador de esgrima dos filmes, descreveu Viggo como "o melhor espadachim que já treinei". Foi o próprio Viggo a fazer as suas cenas de ação, o que provocou alguns ferimentos. A certa altura das filmagens de As Duas Torres, Viggo, Orlando Bloom e Brett Beattle (o duplo de John Rhys-Davies) tinham todos ferimentos moderados e Peter Jackson referiu-se ao trio como "os feridos ambulantes". No final das gravações, Viggo comprou os dois cavalos que montou. Viggo recebeu críticas muito positivas pelo seu desempenho como Aragorn e ficou em 15.º lugar numa votação da revista Empire das 100 melhores personagens de sempre do cinema.
Em 2004, Viggo protagonizou o filme Hidalgo, no papel de Frank Hopkins, um ex-mensageiro do exército que viaja pela Arábia para competir com o seu cavalo, Hidalgo, numa perigosa corrida pelo deserto.
Em 2005, protagonizou o filme A History of Violence de David Cronenberg, no papel de um homem de família que revela ter um passado desagradável. O seu desempenho no filme valeu-lhe uma nomeação para os Satellite Awards na categoria de Melhor Ator. Viggo voltou a trabalhar com Cronenberg em 2007 no filme Eastern Promises. O filme recebeu críticas bastante positivas e o desempenho de Viggo de um gangster russo que conquista poder em Londres, foi muito elogiado. A sua cena de luta nu foi aplaudida pelo crítico Roger Ebert: "Daqui a alguns anos, as pessoas vão falar desta cena como um marco". O trabalho de Viggo neste filme valeu-lhe o prémio de Melhor Ator num Filme Independente Britânico nos British Independent Film Awards e ainda nomeações para os Globos de Ouro, Baftas e Óscares.
Ficheiro:Viggo Mortensen (2008).jpgesquerdaminiaturadaimagemViggo Mortensen na carpete vermelha dos prémios BAFTA em 2008.
Em 2006, protagonizou o filme espanhol Las aventuras del capitán Alatriste, baseado nos romances do autor espanhol Arturo Pérez-Reverte.
Em 2009, participou em The People Speak, um documentário dramatizado que recorre a desempenhos dramáticos e musicais de cartas, diários e discursos de cidadãos americanos comuns, baseado no livro A People's History of the United States de Howard Zinn. Ainda nesse ano, protagonizou o filme pós-apocalíptico, The Road, uma adaptação do romance homónimo de Cormac McCarthy sobre um pai em dificuldades que tenta proteger o filho enquanto os dois viajam até à costa.
Nesta altura, Viggo fez uma pausa na sua carreira e só voltou a participar num filme em 2011. A Dangerous Method foi a sua terceira colaboração com o realizador David Cronenberg e analisa a relação intensa entre Carl Jung e Sigmund Freud que leva ao nascimento da psicanálise. O filme, que conta com Michael Fassbender e Keira Knightley no elenco, recebeu críticas bastante positivas e Viggo recebeu a sua segunda nomeação para os Globos de Ouro pelo seu desempenho como Sigmund Freud.
No ano seguinte, Viggo fez parte do elenco de On the Road, a adaptação ao cinema da obra homónima de Jack Kerouac com realização de Walter Salles. O filme, protagonizado por Garret Hedlund, Sam Riley e Kiristen Stewart, recebeu críticas maioritariamente negativas. No ano seguinte, o ator voltou a trabalhar num filme bastante criticado, o argentino Todos tenemos un plan.
Em 2014, foi um dos protagonistas de The Two Faces of January, com Oscar Isaac e Kirsten Dunst. O filme é um thriller que segue a fuga de um casal e de um estranho de Atenas quando um deles é implicado num homicídio e foi bastante bem recebido pela crítica, apesar de não ter agradado tanto ao público.
Viggo só voltou a participar num filme de maior destaque em 2016 com Capitan Fantastic. O ator protagoniza o filme no papel do pai que dá uma educação pouco normal aos seus seis filhos e que encontra várias dificuldades ao tentar participar no funeral da esposa recém-falecida. O filme recebeu críticas bastante positivas e o desempenho de Viggo valeu-lhe nomeações para os principais prémios da indústria cinematográfica, incluindo o Globo de Ouro, Bafta e Óscar.
Em 2018, protagonizou, com Mahershala Ali, o filme biográfico Green Book, que leva ao ecrã a história real de um motorista americano de origens italianas que conduz o pianista de jazz, Don Shirley, pelo sul dos Estados Unidos em 1962, em plena época de segregação racial. O filme foi bastante bem recebido pela crítica e venceu o Óscar de Melhor Filme na 91ª edição dos Prémios da Academia. Viggo venceu o prémio de Melhor Ator da National Board of Review pelo seu trabalho neste filme e foi nomeado para os principais prémios da indústria, incluindo o Globo de Ouro, Bafta e recebeu a sua terceira nomeação para os Óscares.

Outros trabalhos

Com parte do dinheiro que recebeu com a trilogia O Senhor dos Anéis, Viggo criou a sua própria editora, a Perceval Press (que recebeu o seu nome a partir do cavaleiro da lenda do Rei Artur) para ajudar artistas pouco conhecidos a publicar o seu trabalho. Viggo também publica os seus próprios livros e discos através da editora.
Viggo é ainda pintor e fotógrafo. Os seus quadros são na sua maioria abstratos e contêm fragmentos dos seus poemas. Os seus quadros já foram exibidos em galerias por todo o mundo e muitos dos quadros que aparecem no filme A Perfect Murder são da sua autoria.
Viggo cria poemas e música em conjunto. Já colaborou com o guitarrista Buckethead em vários álbuns, a maioria dos quais lançados através da Perceval Press.
Uma das suas composições musicais mais conhecidas surge na banda sonora do filme O Regresso do Rei, onde Viggo canta a música "Aragorn's Coronation". A letra é de Tolkien, mas a música foi composta por Viggo. Nas versões alargadas dos filmes, canta ainda a música "The Lay of Beren and Luthien".
Já trabalhou com os antropólogos Frederico Bossert e Diego Villar em vários projetos relacionados com a etnografia dos nativos da América do Sul, em específico na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Alguns dos livros que a equipa já publicou incluem Sons of the Forest e Skovbo.

Vida pessoal

Viggo tem dupla nacionalidade, é norte-americano e dinamarquês.Stone, Andrew; Carolyn Bain; Michael Booth; Fran Parnell (2008). "Cinema". Lonely Planet Denmark. Lonely Planet. p. 46. ISBN 978-1-741-04669-4. Although Mortensen was born in New York and has lived outside of Denmark for most of his life, he retains Danish citizenship. É poliglota: fala fluentemente dinamarquês, inglês, francês e espanhol, para além de compreender italiano, norueguês e sueco. Em entrevistas disse que cresceu a falar inglês e espanhol e por vezes sente-se mais confortável a exprimir-se em espanhol. Ele tem ainda alguns conhecimentos de catalão: em duas ocasiões, ao receber prémios na Catalunha, fez pequenos discursos em catalão. Em 2017, juntou-se à associação pró-independentista catalã Omnium Cultural.
Viggo conheceu a atriz e cantora Exene Cervenka em 1986 nas filmagens da comédia Salvation! O casal deu o nó em 8 de julho de 1987. Em janeiro de 1988, Exene deu à luz um filho chamado Henry Blake Mortensen. A família viveu no Idaho durante três anos. O casal separou-se em 1992 e divorciou-se em 1997. Viggo está numa relação com a atriz espanhola Ariadna Gil desde 2009.

Filmografia

miniaturadaimagemMortensen em 2003.
Os filmes de maior repercussão do ator foram os da trilogia O Senhor dos Anéis, em que ele interpretou Aragorn, porém outros filmes de relevo significativo fazem parte de seu currículo desde 1985.
Em 2007, Viggo estrelou o bem sucedido e elogiado Senhores do Crime, que ficou marcado pela cena de luta em que o ator aparece inteiramente nu enfrentando vários mafiosos.http://50anosdefilmes.com.br/2009/senhores-do-crime-eastern-promises/

Na televisão

{ border="1"
- "
! Ano !! Título !! Papel !! Notas/ Título em Português
-
1999 Psycho Path
-
1997 Vanishing PointJimmy Kowalski br: Corrida contra o destino
-
1990 Once in a Blue Moon br: Os safadinhos
-
rowspan="3"1985 Search for TomorrowBragg rowspan="3" série
-
ABC Afterschool Specials rowspan="2" Tim
-
ABC Afterschool Specials - High School Narc
-
rowspan="1"1984 George WashingtonLieutenant at LeBoeuf minissérie

No Cinema


{ border="1"
- "
! Ano !! Título !! Papel
!Notas/ Título em Português
-
2018
Green Book
Tony Lip
br:
Green Book: O Guia
pt:
Green Book - Um Guia Para a Vida
Nomeação para o Óscar na categoria de Melhor Ator
-
rowspan="1" 2016
Captain Fantastic Ben
br/pt:
Capitão Fantástico
Nomeação para o Óscar na categoria de Melhor Ator
-
rowspan="3" 2014
Loin des Hommes
Daru
br/pt:
Longe dos Homens
-
Jauja
Gunnar Dinesen
-
The Two Faces of January
Chester MacFarland
br/pt:
As Duas Faces de Janeiro
-
rowspan="1" 2012
Todos Tenemos un Plan Agustin
-
rowspan="2" 2011
A Dangerous Method Sigmund Freud
br/pt:
Um Método Perigoso
-
On the Road Old Bull Lee
br:
Pé na Estrada
pt:
Pela Estrada Fora
-
rowspan="1" 2009
The RoadO Homem
br/pt:
A Estrada
-
rowspan="2" 2008
GoodJohn Halder
br:
Um Homem Bom
pt:
Good - Um Homem Bom
-
AppaloosaEverett Hitch
br:
Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei
pt:
Appaloosa
-
rowspan="1" 2007
Eastern Promises Nikolai
br:
Senhores do Crime
pt:
Promessas Perigosas
Nomeação para o Óscar na categoria de Melhor Ator
-
rowspan="1" 2006
Alatriste Diego Alatriste
pt:
Capitão Alatriste
-
rowspan="1" 2005
A History of ViolenceTom Stall
br:
Marcas da Violência
pt:
Uma História de Violência
-
rowspan="2" 2004
HidalgoFrank Hopkins
br:
Mar de Fogo
pt:
Hidalgo - O Grande Desafio
-
Love Me in This Bed Aaron Smith
br:
Paixão entre Lençóis
-
rowspan="2" 2003
Live Freaky Die Freaky
-
The Lord of the Rings: The Return of the King rowspan="3" Aragorn
br:
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
pt:
O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei
-
rowspan="1" 2002
The Lord of the Rings: The Two Towers
br/pt:
O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
-
rowspan="1" 2001
The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring
br:
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
pt:
O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel
-
rowspan="1" 2000
28 Days Eddie Boone
br/pt:
28 Dias
-
rowspan="1" 1999
A Walk on the MoonWalker Jerome
-
rowspan="2" 1998
PsychoSamuel 'Sam' Loomis
br:
Psicose
pt:
Psico
-
A Perfect Murder David Shaw
br:
Um Crime Perfeito
pt:
Um Homicídio Perfeito
-
rowspan="2" 1997
La pistola de mi hermanoJuanito
-
G.I. Jane (br: )John James Urgayle
br:
Até o Limite da Honra
pt:
G.I. Jane - Até ao Limite
-
rowspan="3" 1996
DaylightRoy Nord
br:
Daylight
pt:
Pânico no Tunel
-
The Portait of a LadyCaspar Goodwood
br:
Retrato de uma Mulher
pt:
Retrato de Uma Senhora
-
Albino AlligatorGuy Foucard
br:
Ciladas da Sorte
pt:
Albino Aligator
-
rowspan="5" 1995
GimletHombre (Homem)
-
The Passion of Darkly NoonClay
br:
Paixões na Floresta
pt:
A Paixão de Darkly Noon
-
The Prophecy Lúcifer
br:
Anjos Rebeldes
pt:
O Exército de Deus
-
Black Velvet PansuitWorthless Junkie
-
Crimson Tide Peter 'WEAPS' Ince
br/pt:
Maré Vermelha
-
rowspan="4" 1994
American YakuzaNick Davis/David Brandt
pt:
Yakuza Americano
-
The Crew Phillip
br:
Explosão em Alto Mar
pt:
Baía Negra
-
FlounderingHomeless Man
-
Desert Lunch
-
rowspan="6" 1993
Ewangelia wedlug Harry'ego
-
Two Small Bodies
-
The Young AmericansCarl Frazer
br:
A Idade da Violência
pt:
Rebeldes Americanos
-
Carlito's Way Lalin
br:
Pagamento Final
pt:
Perseguido Pelo Passado
-
Ruby CairoJohn E. 'Johnny' Faro
br/pt:
Ruby Cairo
-
Boiling PointRonnie
br:
Em Ponto de Bala
pt:
O Preço do Dinheiro
-
rowspan="1" 1991
The Indian RunnerFrank Roberts
br:
Unidos pelo Sangue
pt:
União de Sangue
-
rowspan="4" 1990
TripwireHans
br:
Sangue de Herói
pt:
O Rastilho
-
The Reflecting SkinCameron Dove
br:
Reflexo do Mal
pt:
A Criança Espelho
-
Young Guns IIJohn W. Poe
br:
Jovens Demais Para Morrer
pt:
Cavalgada para a Morte
-
Leatherface: Texas Chainsaw Massacre IIIEddie 'Tex' Sawyer
br:
Leatherface - O Massacre da Serra Elétrica 3
pt:
O Assassino da Moto-Serra
-
rowspan="2" 1988
PrisionBurke
br:
Duro de Prender - Ninguém Pode me Matar
-
Fresh HorsesGreen
br:
Obsessão
-
rowspan="1" 1987
Salvation!Jerome Stample
-
rowspan="1" 1985
WitnessMoses Hochleitner
br/pt:
A Testemunha

Premiações


  • Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Luta, por Até o Limite da Honra (1997).
  • Recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator , por Senhores do Crime'' (2007)
  • Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante , por "Um Método Perigoso" (2012)
  • Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor ator, por Capitão Fantástico (2016).
  • Recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator, por Capitão Fantástico (2016).
  • Recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator, por Green Book: O Guia (2018).

Ligações externas


Categoria:Atores dos Estados Unidos
Categoria:Vencedores do Prémio Screen Actors Guild de melhor elenco em filme
Categoria:Satellite de melhor ator em cinema
Categoria:Phoenix Film Critics Society de melhor ator
Categoria:National Board of Review de melhor ator
 
Comentários

Ainda não há comentários




visto pela última vez
a maioria das visitas